Provisória
Habilitação em mãos e o sonho de independência e liberdade conquistado. Mas lembre-se, é fundamental ter cuidado no primeiro ano para evitar perder a licença.
A CNH provisória tem validade de um ano, e durante esse período, é crucial que os novos condutores estejam atentos às penalidades estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Afinal, a margem para erros é menor, sendo permitida apenas uma multa de natureza média. Ultrapassar esse limite pode resultar em sérios problemas.
Se o recém-habilitado acumular duas multas médias, cada uma equivalente a 4 pontos, ou cometer uma infração grave, atribuída a 5 pontos, ou ainda uma gravíssima, com 7 pontos, será necessário recomeçar todo o processo de habilitação.
Pode parecer rigoroso, mas é um método para reforçar a importância de seguir as normas de trânsito. Mas calma, não é o fim do mundo. Fazendo tudo corretamente, você não terá problemas e poderá solicitar a sua CNH definitiva. Confira no vídeo como esse processo é realizado.
Definitiva
De acordo com a nova legislação, um condutor pode ter até 40 pontos registrados na habilitação (20 a mais do que o permitido anteriormente), mas, claro, existem algumas regras. Por exemplo, o limite máximo pode variar em alguns casos, principalmente em relação a multas de natureza gravíssima.
Pontos | Regra |
Limite de 40 | Sem infrações gravíssimas |
Limite de 30 | Uma infração gravíssima |
Limite de 20 | Duas infrações gravíssimas |
Contudo, as regras para o ciclo de pontuação permanecem as mesmas. Após 12 meses da ocorrência, os pontos relacionados a ela são zerados. Fique sempre atento à soma total de multas recebidas para não ultrapassar o limite estipulado e mantenha-se dentro das leis de trânsito para evitá-las.
Como consultar meus pontos?
Existem dois métodos para consultar os pontos na CNH.
O primeiro método é acessando o site do Detran, onde você pode fazer login ou realizar o cadastro na plataforma. Após esses procedimentos, siga o passo a passo:
- selecione a aba “CNH” ou “Carteira de Habilitação”;
- clique na opção “Consulta de pontos da CNH”;
- pronto, você já pode verificar suas infrações como condutor.
O segundo método é pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Acesse o aplicativo e siga os passos:
- na tela inicial, selecione “Infrações”;
- você terá acesso a detalhes sobre eventuais multas e a situação geral do documento.
Caso você ainda não tenha a CNH Digital, saiba como obtê-la – Carteira Digital de Trânsito: praticidade em um único aplicativo.